quinta-feira, 13 de junho de 2013

Agentes combatem a Malária na BR 364 Tk - Czs





Semanalmente um grupo de Agentes de Vigilância em Saúde se deslocam para BR 364 com o propósito de combater a Malária , através de coleta de lâminas , exames, tratamentos e em casos positivos já disponibiliza-se os medicamentos necessários. Além dos Agentes de Endemias à também um Microscopista, para cada turma, responsável pelo diagnostico dos exames. A coleta é feita através do exame chamado Gota Espessa.

Gota espessa

Esta é uma técnica utilizada em Parasitologia para a pesquisa de pequenas quantidades de parasitas sanguíneos ou para estudo de eosinófilos no sangue.
A sua execução consiste em depositar 1 a 2 gotas de sangue na lâmina e espalhá-las com o auxílio do vértice de outra lâmina ou lamela, desenhando circulos de modo a obter uma camada de espessura uniforme (cerca de 1cm de diâmetro). A secagem demora algumas horas (em estufa é mais rápido) pelo que se deverão resguardar os esfregaços ao abrigo dos insectos e do pó.
A fixação é feita por secagem ao ar. Não deve ser feita com álcool metílico pois isso impediria a desemoglobinização dos glóbulos vermelhos, isto é, a hemólise dos glóbulos vermelhos através da adição de uma solução hipotônica.
Segue-se a coloração lenta com Giemsa.
Ao microscópico resta apenas o estroma dos glóbulos vermelhos, sendo visíveis os glóbulos brancos e os parasitas.





Agente de Endemias Francisco Soares efetuando a coleta de amostras para o exame de Malária.



Br 364 Tk - Czs




Veja no vídeo abaixo como são feitos os procedimentos para o exame Gota Espessa :