terça-feira, 25 de junho de 2013

Casos de Malária são registrados na BR 364



Nesta última semana uma equipe esteve nas localidades : Colônia Extrema , Colônia Liberdade intensificando as atividades de combate à Malária. 

Contando com cinco Agentes e dois Microscopistas a população ribeirinha ( Rio Liberdade "Área de Tarauacá'') e Localidades da Br 364 puderam contar com o trabalho profissional de todos da equipe, que se puseram á disposição sempre que necessário.

Semanalmente a Gerência de Endemias envia uma equipe para controlar surtos de Malária em várias áreas endêmicas na região. 

A malária é transmitida através de uma picada de um mosquito infectado, que suga o sangue necessário para o seu desenvolvimento ovular. A transmissão mais comum é no interior das habitações, em áreas rurais e nas periferias urbanas. A transmissão da malária pode dividir-se em: 

Transmissão natural: é aquela em que o Plasmodium é introduzido no organismo humano por meio da picada de uma fêmea de Anopheles infectada, que suga o sangue humano necessário para o seu desenvolvimento ovular. Esta é portador de esporozóitos nas suas glândulas salivares que se irão desenvolver quando injetados no organismo humano.  

Transmissão Induzida: são transmissões não naturais onde algum descuido ou erro humano está em causa, são exemplos dessa transmissão: 

* Transfusão de sangue que passam nos testes de parasitemia; 
* Uso compartilhado de agulhas e/ou seringas por usuários drogados; 
* Da gestante para o filho, antes ou durante o parto; 
* Acidentes de trabalho em Hospitais e Laboratórios.



Os Agentes Francisco Lima e Bruno Vitorino coletando amostra para o exame de Malária nas Colônia Liberdade.


Agente Bruno Vitorino preenchendo o formulário de notificação de Malária (SIVEP).



Agente San da Gama transportando o motor de borrifação.