sexta-feira, 21 de novembro de 2014

AÇÕES DE COMBATE A MALÁRIA NA BR 364




A malária é uma doença infecto-parasitária, causada por proto-zoários do gênero Plasmodium, que são transmitidos por meio da picada do mosquito do gênero Anopheles. Os sintomas da malária são: febre alta, calafrios, dores no corpo e nas articulações, náuseas e vômitos. A ocorrência desses sintomas  acontecem de maneira cíclica, se repetindo a cada dois ou três dias.
As formas mais comum do protozoário causador da malária no Brasil e inclusive em nossa região são os Plasmodium falciparum e o Plasmodium vivax. O Plasmodium falciparum causa a forma mais grave da malária, sendo responsável por elevadas taxas de morbidade e mortalidade no mundo, sobretudo em países tropicais.
Para manter o controle e reduzir o numero de casos de malária em algumas localidades rurais e evitar o avanço do protozoário em áreas consideradas de baixo risco, a Prefeitura atreves da Secretaria Municipal de Saúde, vem mantendo uma equipe semanalmente de Agentes de combate as Endemias, nas áreas consideradas de alto risco na BR 364, nas comunidades entre o gregário e o rio liberdade, que são as localidades que tem registrado o maior Índice da doença. Os agentes realizam a coleta de lâminas dos pacientes que apresentem alguns sintomas ou que já tiveram casos da doença e foram tratados durante sete dias, que é o período do tratamento para o plasmodium vivax e três dias para Falciparum, mas que ainda apesentam quadros sintomáticos da doença. As Lâminas são examinandas pelo o Microscopista e se o diagnostico for positivo, o paciente recebe o medicamento de acordo com o tipo de plasmodium, para começar o tratamento imediatamente. E depois é feito o controle químico que é a aplicação de inseticidas através da borrifação intradomiciliar ou a borrifação espacial, nas áreas de procedência da malária,  para a eliminação do mosquito Anofelino o transmissor da doença.